Por que Algumas pessoas Não Sentem frio? Saiba o motivo!

pessoas-nao-sentem-frio
Forma de sentir o frio é diferente entre as pessoas. Confira aqui os principais motivos para isso.

Alguns têm mais frio, enquanto que outros menos, mas todos o sentem de alguma forma. A temperatura corpórea normal é de 36,5° Celsius, podendo variar de um indivíduo a outro, mas nada muito discrepante.

O corpo sente:

Abaixo de 30° C ou acima de 42° C, há risco de morte para os seres humanos, pois os órgãos vitais começam a trabalhar com maior dificuldade, podendo levar a hipotermia.

Os pelos servem para aquecer, funcionam como proteção para o corpo e auxiliam nessa questão também.

A espessura do tecido adiposo trabalha como isolante térmico. Aqueles que têm o tecido mais espesso sofrem menos com as temperaturas baixas provenientes do inverno ou, até mesmo, outono, como tem acontecido nos últimos tempos.

Fatores Influenciáveis:

Quem vive em locais mais frios são mais tolerantes a baixas temperaturas, pois já acostumaram com o ambiente. Existem diversos fatores que interferem, como: idade, sexo, predisposição genética, peso e o hábito de se expor ao frio.

A circulação sanguínea é uma variável interessante, quanto mais regular melhor para aturar o frio, ou seja, os hipertensos tendem a sentir calor, pois o corpo mantém uma temperatura agradável já que o metabolismo age de forma mais rápida.

Neuropatia periférica, (mais comum para diabéticos, porém, pode acontecer para os que não têm a doença), assim como outras patologias, podem causar a insensibilidade para temperaturas térmicas.

Hábitos para Minimizar:

A forma como o corpo libera calor é diferente para cada indivíduo. Alguns retêm o calor, enquanto outros não. Há variáveis em relação a como o organismo reage as interações com o meio ambiente. Existem formas de minimizar o impacto, mas tudo depende dos hábitos de cada indivíduo desde a infância.

Para suportar as baixas temperaturas, os esquimós ingerem bastante proteína (peixe, leite, ovos, carne, etc.). Nesse caso específico funciona, pois já são habituados a isso.

Os norte-americanos ingerem quantidades absurdas de gordura, alguns acreditam que é uma forma de driblar o frio, outros dizem que é por falta de tempo para alimentos saudáveis. Mas o fato é que resistem à temperatura.

O fato é que todos sentem a queda do termômetro, alguns sofrem mais que outros, porém, não significa que seja motivo para preocupação.

COMENTE PELO FACEBOOK

comentários

Recomendados Para Você: